quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Literatura de Cordel - trabalhos para as comemorações da Festa do Folclore e Dia dos Pais "De pai para Filho" (alunos do 5o.ano)


MEU SUPER PAI

Ouçam todos minha gente
A história de meu pai:
Meu pai acorda cedo
Que nem vê o sol nascendo
Ele gosta de trabalhar
Para as contas pagar
E o governo não brigar.

Ele não gosta de brigar
E ver minha mãe se magoar
Meu pai é divertido
E tem vários amigos
Meu pai é inteligente
E também muito exigente
Esse é meu parente!

Ele gosta muito de carro
E até parece bizarro!
Fica horas nele mexendo
E eu com ele aprendendo
Também gosta de sorvete
E da sua marca kibom
De preferência de bombom!

Agora não joga futebol
Porque está com o pé quebrado
(E fica arrasado)
Mas quando joga no gol
Sempre fico admirado
Agarra cada bola
Minha nossa, carambola!!!

Ele anda de bicicleta
E quer ser um atleta
Ele corre pra caramba
E ele não descamba
Meu pai é muito legal
Ele é fenomenal
Pra mim não há igual

Ele gosta de música
Como a sertaneja
Do jeito que ela seja
Meu pai é inteligente
E dança com a gente
De vários ritmos ele gosta
Quer ver uma amostra?

Ele não gosta de pescar
Mas sim o peixe assar
Nas horas de seu lazer
Pra cozinha vai algo fazer
Faz cada prato delicioso
E eu fico curioso
Onde tanta coisa aprendeu!!!

LUCAS GARCIA


PAI TE AMO

Ouçam todos minha gente
O que eu vou lhes dizer
O meu pai é genial
Ele é o maioral
Ele acorda muito cedo
Para atender seus clientes
Que são muito exigentes.

Ele trabalha na pista
Ele é um bom taxista
Dá um duro danado
E chega em casa cansado
Louca para descansar
Para no dia seguinte
Levantar e recomeçar

Mas antes de dormir
Cuidar de mim ele precisa
Me ajuda a fazer tarefas
Me manda pro banho
E me dá comida
Depois me põe na cama
E diz que muito me ama.

Na hora do seu lazer
O que mais gosta de fazer
É assistir uma TV
Onde os filmes ele vê
Também gosta de futebol assistir
Pois torce pro Corinthians
E a torcida do timão gosta de ouvir.

Alguns pratos saborosos
Ele gosta de comer
Lasanha, strogonofe....
Ele sabe escolher
Também gosta de doces:
Sorvete, pudim, brigadeiro
Ele é um ótimo cozinheiro.

Me ensinou muitas coisas
Andar de bicicleta
Vídeo game jogar
E até a desenhar
Mas o principal
Me ensinou a respeitar
E com educação as pessoas tratar.

Por tudo isso
Que meu pai é especial
Ele me faz querer
A ele ser igual
Papai, te amo, te admiro!
Obrigada por existir
É por isso que eu vivo!

BEATRIZ


CORDEL DO AVORRAY

Ouçam todos minha gente
O que eu vou lhes dizer
Meu avô é inteligente
Sempre sabe o que fazer
Nas horas mais difíceis
Sabe como proceder
Ele faz por merecer!

Quando o Santos não vence
Ele não gosta não
Fica logo descontente
Com muita preocupação
Pois é seu time do coração
E fica muito triste
Pois sempre torce com emoção!

Todo dia sai cedinho
Vai logo trabalhar
Ele vai até Guarulhos
Só para a casa sustentar
Ao meio-dia volta pra almoçar
Depois volta para empresa
Para dinheiro ganhar.

Toda quarta se não me engano
Bocha ele vai jogar
Está treinando pro campeonato
Tenho certeza que pode ganhar
E a família unida
Pra ele vai torcer
Quem sabe o vemos vencer!!!

Quando vai para a cozinha
Sempre inventa uma coisinha
Que agrada a moçada
Como um prato de feijoada
Ou um de cocada
Uma vez lasanha inventou
E todo mundo aprovou.

Me ensinou de bicicleta andar
Toda vez que eu caía
Ele sabia me agradar
E assim hoje posso passear
Ele foi muito competente
Não desistiu facilmente
E hoje consigo andar normalmente.

Quando não estou presente
Ele diz que chora
Parece que fica doente
Doente de saudade
Esse é meu avô
Ou melhor dizendo avorray
Avô com pai!!!

JADDY



PAPAI

Senhoras e senhores
Prestem muita atenção
Contarei uma história
Que vai balançar o coração
Sobre alguém especial
Que faz parte da minha vida
É meu pai, essa pessoa querida.

Seu nome é Douglas
Também conhecido como Chuca
Mas não se assustem
Porque ele não machuca
Porque Chuca é só apelido
Quem lhe deu foi um atrevido
Por nunca tê-lo ouvido.

Ele é tão grande
Que parece o João grandão
Mas se você o conhece
Vê que grande é seu coração
Esse é meu grande paizão
Meu melhor amigão
Não me decepciona não!

Adora um bom churrasco
Mas não gosta de damasco.
Estando com os amigos,
Mais parece um palhaço
Meu pai, é um pai de aço!
Dele tenho ciúme
Minha mãe acha o cume.

Na hora de fazer lição
Está sempre me chamando atenção
Não gosta que mal eu vá
Pois tenho tempo pra estudar
Ele é meu pai querido
Está sempre comigo
Sempre, sempre que preciso.

De brincar comigo gosta
Sempre me faz uma aposta!
De acampar também gostamos
É onde mais brincamos.
Corremos livre no ar
Gostamos de saltar
E também relaxar

Pai, te amo como você é
Somos igual a chicle
Pra mim você é tudo
Melhor pai do mundo.
No céu, na Terra sempre
Sempre te amarei
Nunca te esquecerei!!!

MIGUEL



MEU PAI

Ouçam todos minha gente
O que eu vou lhes contar
Uma história bem contente
Do meu pai que é sorridente
É belo e engraçado
E nos cria com cuidado
E na fazenda cria gado.

Ele é brincalhão
Mas não é mole não
Não faz musculação
Mas mesmo assim é fortão
E todo sabadão
Vai fazer natação
E me dá orientação.

Ele gosta de manjar
Mas tem que ser de maracujá
Também gosta de sorvete
Deitado no tapete
Adora brincar de foguete
Ama muito a gente
Porque somos diferentes.

Quando vai trabalhar
Café vai tomar
E logo toma um ar
Para se refrescar
Adora trabalhar
E também de nós cuidar
Pra quando crescermos trabalhar!

Ele é muito legal
Até sensacional
Sabe fazer mingau
E adora natal
Ele é muito especial
Adora ser radical
E não gosta de sal.

Ele adora escolher
Coisas pra mim e pra você
E adora esclarecer
Regras pra nos compreender
E não gosta de ofender
Tudo faz para nos entender
E adora escrever

E pra terminar meu dia
Vou logo lhe contar
Esse cara tem gosto pra dançar
E muito do que brincar
As vezes requebrar
Ele é tudo na minha vida
A pessoa querida!!!!

LÍDIA



MEU PAI

Ouçam todos pessoal
O que eu vou lhes dizer
Meu pai é especial
O meu pai é o maioral
Também é super legal
Ele se chama Heleno
Nome bom e sereno.

Ele é advogado
Muito respeitado,
Por isso cedo sai
Para o escritório vai.
Dá um duro danado
E depois chega cansado
Com fome e aliviado.

Meu pai ama a família
Que sou eu e meus irmãos
Minha mãe e um coração
De amor e compaixão
Assim é meu pai
Legal e divertido
Como um grande amigo.

Ele gosta de futebol
Mas não de basquetebol
Nem de voleibol ou então
Rendebol e beisebol
Ele também gosta de:
Feijoada, arroz e feijão
Uma boa combinação.

Meu pai não gosta de:
Frango, berinjela
Nem de comer na panela
Coisa fora do lugar
Pois demora pra achar
Com um pouco de atenção
Sempre faz arrumação

Ele é carinhoso
Amoroso, cuidadoso
Meu pai é divertido
E não é nada metido
Sempre está alegre
Gosta de estar reunido
E de viver unido.

Ele é meu camarada
Não é da pá virada!
Meu grande amigo
Sempre está comigo
Em qualquer lugar
Mas principalmente
No nosso querido lar.

DANIELA



MEU PAI

Escutem meu amigos
Uma história divertida
Do meu pai que é uma
Pessoa bem querida
Meu ídolo preferido
E também meu amigo
Que sempre está comigo.

Ele se chama Marcos
Trabalha de segurança
Protege adultos e crianças
Acorda muito cedo
E volta bem tarde
Morrendo de fome
E aí ele come.

Ele gosta de frango assado
Sem ser mal passado.
Ele gosta de manjar
Ele tem bom paladar!
Adora tomar café
No almoço e no jantar
Isso é muito bom, não é?

Ele é legal e maioral
Adora sempre sorrir
Quando está feliz
E gosta de dormir
Quando está bem triste
Gosta de bagunçar
E comigo brincar.

Adora ouvir música
No rádio ou no celular
Em casa, seja onde for
Está sempre a escutar
Nunca foi de dançar
Gosta muito de cantar
Pros males espantar!

Tem os olhos castanhos
E a pele escura
Quando ficamos doentes
Ele é quem nos cura
Quando melhoramos
Com ele passeamos
Nós muito o amamos!

Agora está chegando
A hora do final
Temos que dizer tchau.
Falar pra vocês foi bom
Me diverti um tantão!
Obrigada pela atenção
Pai, te amo de montão!!!

DHENYFFER



PAPAI

Ouçam todos minha gente
O que eu vou lhes dizer:
Meu pai é especial
E também muito legal.
Ele é bem diferente
Brinca com toda gente
Sempre nos deixa contente.

Meu pai é técnico
Gosta tanto de avião
Já estudou sobre isso
Esse é o meu paizão!
Ele é inteligente
E um pouco exigente
Nunca nos deixa carente!

Meu pai gosta de passear
Curtir e relaxar.
Também gosta de viajar
Descansar e brincar!
Seu prato preferido
É de um bom macarrão
Pra curtir no domingão.

Meu pai conta piadas
Boas e engraçadas
E arranca gargalhadas
De toda a moçada!
Nem um pouco inibido
Sempre alegre e divertido
Ele é bem vivido!!!

Meu pai é bom humorista
E também ótimo turista.
Gosta de andar na pista
Mas não é taxista!
As vezes se irrita
Então, sai de baixo
Com certeza ele grita!!!!

Meu pai é dengoso
Mas também carinhoso!
As vezes também teimoso
Mas no fundo é bondoso.
É um pouco guloso.
Adora chocolate
Daqueles bem gostoso!!

Meu pai é meio assim:
As vezes diz que não
Outras vezes que sim
Ele muito me ama
Ele é tudo pra mim
E esse poema já
Está chegando ao fim!!!!

MILA



MEU COMPANHEIRO

Boa tarde, pessoal!
Vou falar de um amigo
Ele é muito especial
E também vive comigo
Essa pessoa é meu pai
Ele acorda muito cedo
E pro trabalho ele vai

Mas quando é possível
Sobra sempre um tempinho
Pra um passeio no domingo
Eu fico tão feliz
E agora o que me diz?
Ele não é um companheiro?
E me completa por inteiro!

É meu ídolo preferido
O meu grande amigo
Ele é tão legal
Pra mim, o maioral
É muito querido
Ele é muito leal
Me protege do mal!

Ele é um amorzinho
Me trata com carinho.
O meu exemplo na vida
Com toda emoção lhe
Ofereço o meu coração!
Ele adora uma boa piada
E também dar gargalhada

Adoro estar a seu lado
Mesmo estando parado.
Seu abraço é gostoso
Seu olhar carinhoso!
Quando triste estou
Conversar com ele vou
Ele sempre me agradou!!!

Quando juntos saímos
Sempre nos divertimos
Curtimos a beça
E nunca com pressa.
Ouço sempre o que diz
Ele me faz bem feliz!
Sinto vontade de bis!!!

Pai, você é tudo pra mim
O meu melhor amigo
Que sempre está comigo
Por isso que eu digo
Meu coração alegre está
Por poder lhe agradar:
Pai, saiba que eu te amo!!!!

ÍSIS



PAI

Ouçam todos minha gente
Uma coisa eu vou dizer
Sobre uma pessoa querida
Que faz parte da minha vida
É meu pai Zé Maria
A minha estrela guia
Que me orienta dia-a-dia

O que mais lhe agrada
É ouvir uma piada
Bem, bem engraçada
Ser uma pessoa amada.
Gosta de mexer num PC
Para sempre teclar , ler
E poesias escrever.

Sempre que possível
Conversa comigo
Ele é meu amigo
Tudo me ensinando
E eu muito amando
Meu pai é muito legal
Sincero, genial....

Eu o amo muitíssimo
Ele é importantíssimo.
Na minha formação
Me dá muita atenção.
Ele me dá carinho
E não é um pouquinho
Obrigada, papaizinho!!!!

Gosta de muitas coisas comer
Principalmente quando é
Minha mãe que vai fazer
Algo para se beber
Sabe bem escolher.
Mamãe faz um bom jantar
Pra agradar seu paladar!

Meu pai não gosta de jiló,
Beterraba, berinjela
Só açaí na tigela.
Para comer junto dela.
Minha mamãe querida
Que também faz parte
Da minha vida!

Meu pai é bem exigente
Até briga com a gente
Quando merecemos
E o mal fazemos.
Mas ele é camarada
Topa qualquer parada
Te amo demais, rapaz!!!!

MARIA CECILIA



MEU PAI

Ouçam todos minha gente
O que eu vou lhes dizer
E não vão se esquecer
Meu pai é o maioral
Ele é muito legal
Sempre que de ajuda preciso
Ele está ali comigo.

Quando estou sozinha
Ele me anima.
Quando chega em casa
Tem que descansar
E ninguém pode chamar
Quando quero brincar
Ele está logo lá.

Ele tem que trabalhar
E eu tenho que estudar
E não posso reclamar
Só depois posso brincar.
Ele não dorme cedo não
Porque tem um trabalhão
Por isso dorme tardão.

Ele acorda cedinho
Durmo mais um pouquinho.
Ele faz um lanchinho
E come bem rapidinho
Eu vejo televisão
Tomando meu cafezão
E comendo um bom pão.

Ele tem uma vida puxada
Eu tenho uma vida irada
Ele é inteligente
E conhece muita gente
Ele é advogado
Toma sempre cuidado
E sempre anda ocupado!

Meu pai é divertido
Nem muito exibido
Alegre e saltitante
De juiz irrritante
Não gosta, reprova
Meu pai é instruído
É muito, muito sabido!!

Meu pai as vezes é bravo
Ele gosta de passear
Curtir e relaxar
Até o juiz chegar
E ter que trabalhar.
Trabalhar, trabalhar
Chegar em casa e deitar!!!

MARIA FERNANDA



MEU PAI

Ouçam minha gente
A história que vou lhes dizer
Meu pai é muito legal
Ele é o maioral
Ele é especial
Meu pai é diferente
Ele brinca com toda gente.

Ele é divertido
E é o preferido
Meu pai é genial
Ele acordou e se alegrou’
Meu pai viu o sol
E com ele se animou
Meu pai acordou!

Ele esperou, esperou,
Deu a hora dele
Ir trabalhar e lá se foi
Ele não é irritante
Ele é brilhante
Me orienta dia-a-dia
É minha estrela guia.

Meu pai trabalha a tarde
Ele volta cansado
Quer descansar
Para no dia seguinte
Ele poder recomeçar
Ele é sorridente
E um pouco exigente.

Meu pai é especial
Ele é experiente
Alegra toda gente
Ele é brincalhão
E não é mole, não!
Ele é muito inteligente
Ele é bem diferente.

Ele não faz musculação
Mesmo assim é fortão
Ele cuida da alimentação
E gosta de macarrão
Ele é belo, engraçado
Muito bem humorado
Sempre está a meu lado.

E pra poder terminar
Outra coisa vou contar
Quando vou bola treinar
Ele quem vai me levar
Sempre com um sorrisão
Ele é meu paizão
Amo ele de paixão!!!

LUCAS GUILHERME

Nenhum comentário:

Postar um comentário