quarta-feira, 21 de março de 2012

Dia Mundial da Água


Lei (modificada e adequada para a EMAK) defendida pela Vereadora Nara Rubia 8ª série (atual professora de História e Filosofia), e selecionada para Câmara Jovem 2004, na Câmara municipal de SJC


EMAK – 01/2004

Dispõe sobre a criação da "Semana da Conscientização sobre a Água".

Art. 1o . Autoriza a prefeitura a incentivar todas as escolas do município, a incluir uma semana de estudos e atividades relacionadas a “semana de conscientização sobre a água”.

Art. 2o . A conscientização será realizada todos os anos na semana do dia 22 de Março, Dia Nacional da Água.

Art. 3º. A semana de conscientização tem por finalidade nutrir a consciência ecológica dos alunos, assim como mostrar-lhes de forma dinâmica e diversificada a importância de tal recurso natural.

Art. 4o . A escolha da forma de como a “Semana de Conscientização sobre a Água” será apresentada aos alunos ficará a cargo da própria escola.

Art. 5o . Durante a semana da água a prefeitura realizará gincanas escolares, relacionadas aos temas poluição, desperdício da água, sua importância e conseqüências do mau uso.

§ 1º. As escolas inscritas receberão da prefeitura um diploma de “Escola Amiga da Água”.

§ 2º. Deverá haver criação de grupos estudantis voluntários para a conscientização do uso da água nos bairros.

Art. 6o . O poder executivo regulamentará a presente lei no prazo de 60 dias após sua publicação.

Art. 7o . Esta lei entra em vigor na data de sua publicação, sendo revogadas todas as disposições contrárias.

JUSTIFICATIVA:

Um estudo feito pelas Nações Unidas em 2000, prevê que 2,7 bilhões de pessoas, aproximadamente 49% da população mundial, estará completamente sem água até 2025.

No nosso Estado a situação ainda não é desesperadora mas se continuar assim com certeza será este o seu destino: a escassez total

E não adianta por a culpa na indústria e na agricultura. A população também tem participação nesta fatalidade: o desperdício por parte da população é inconcebível.

A revista Super Interessante de Julho/2000 revele que São Paulo joga fora por dia 1 bilhão de litros de água onde 40 % são desperdiçados na própria rede pública de água.

O que nos acorda para questão alarmante: 60 % da água é usada, e má usada, nas casas. Isso sem contar a poluição dos rios e as quantidades inimagináveis de água que escapam pela caixa de água com defeito ou por aquele furo no encanamento, ou ainda por aquela torneira mal arrumada que insiste em pingar.

O que defendemos hoje é o futuro de nosso planeta.

A Profª de História, Nara Martins, em aula temática sobre a água e sua relação com a sociedade humana.

Exposição "Um Mergulho na História", realizada pelos alunos do Infantil I ao 9º Ano









Confira, em breve, os resultados do nosso 1º Concurso de Desenhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário