terça-feira, 10 de maio de 2011

" O papel da mulher na sociedade" por Rafael Barbosa 9o.ano




O papel da mulher na sociedade

O papel da mulher na sociedade é um tema bastante discutido pelas pessoas há muito tempo. A razão é a constante luta por direitos igualitários que elas têm buscado, principalmente, a partir da Idade Moderna.

Já mesmo na antiguidade, a mulher ocupava posições inferiores, marcada pela sua capacidade reprodutora: o fato de gerar o filho e de amamentá-lo. Ela era considerada mais frágil e incapaz de assumir a direção e chefia do grupo familiar. Surgiram assim as sociedades patriarcais, fundadas no poder do homem.

Na Idade Média, as mulheres (principalmente as que reivindicavam seus direitos) foram perseguidas e executadas pela Igreja, que as acusavam de bruxarias (o que tinha certa conotação sexista).

Só surgiram mudanças mais intensas no século XIX, quando elas foram incorporadas ao mundo do trabalho fabril, ainda sim com desigualdade de direitos.

No século XX, se intensificam os movimentos feministas que buscam melhores condições de trabalhistas, igualdade de jornada de trabalho e direito ao voto.

Hoje em dia a mulher conquistou a igualdade jurídica (a lei garante que todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos), e possuem a Lei Maria da Penha, que as protege da violência doméstica.

O papel da mulher na sociedade mudou e evoluiu com o tempo, entretanto, apesar do progresso dos direitos feministas, as mulheres ainda sofrem preconceito em determinadas ocupações, ganham menos que um homem ganharia no mesmo setor, e também os níveis de agressão que sofrem são alarmantes. É necessário que o governo se mobilize e aplique mais intensamente as leis já existentes, para que melhor funcionem na prática.



Rafael Barbosa- 9º ano

Nenhum comentário:

Postar um comentário