terça-feira, 13 de dezembro de 2011

EMAK- Fatos em Fotos

Imagens que retratam o 4° bimestre da EMAK ...

PREMIAÇÕES


FORMATURA DO INFANTIL III & FESTA DE ENCERRAMENTO...


FORMATURA- 9°ANO
Solenidade de entrega de certificados e baile...


Discurso proferido pela professora Pamela, paraninfa dos formandos do 9ºano de 2011, na cerimônia de entrega de certificados.

Minha cordial boa noite a todos os presentes, direção, pais, professores, amigos e alunos. É com grande satisfação que vos falo hoje, nesta data tão festiva e que representa o final de mais um ciclo na vida escolar e pessoal de cada um dos formandos.

Peço licença para neste momento dirigir-me aos formandos, os quais tive o prazer de conduzir até o presente momento dentro da sala de aula e cuja formatura traz momento de alegria mesclados de certa saudade tendo em vista a separação que ocorrerá.

Durante toda a nossa convivência encontrei muita bagunça, muita falação, mas também encontrei boa vontade, disposição e empolgação até demais, às vezes, amizade e respeito. Com vocês pude desfrutar de idéias inovadoras como Juri Simulado, o Conselho de Segurança da ONU, o teatro sobre drogas e todos os projetos que a EMAK implanta durante os anos.

É claro que encontrei muitas outras coisas: encontrei o Lucas Tolentino não conseguindo parar sentado, encontrei o Gabriel não conseguindo parar de falar, encontrei o Guilherme com todas as suas indagações, encontrei todos os Léos, Leonardo Fernandes sempre sorridente, Leonardo Gonçalves quieto, mas ao mesmo tempo questionador, Leonardo Nascimento a inquietação em pessoa, ambos unidos e grudados o tempo todo, encontrei o Lucas Bicalho com todo o capricho em sua letra, encontrei o Rafael Barbosa com o português correto e, ainda me chamando de Senhora.... encontrei a Lilian que consegue ao mesmo tempo prestar atenção na aula e dar conta do que as amigas estão falando (isto ela sempre dizia quando chamávamos a atenção dela), encontrei o sorriso carismático da Marina, da Thaíla, da Julia e a impaciência do número 24 com o Rafael Peixoto. Encontrei, também, Bianca, Gabriela, Clara, Bruna se tratando de forma bem amável, encontrei o Amadeu e o Renan com todo o jeito quietinho, às vezes fazendo a sala pegar fogo... Já o Caio e o Luis Fernando, sempre pensando futebol... O Pedro com o seu estilo todo diferente, tentando ganhar todas as meninas do 6º ano, encontrei o João Victor com todo o seu silêncio, mas ao mesmo tempo sempre preocupado em desenhar e ouvir músicas, encontrei também, a Lary, sempre maquiada e sorridente, já o Lucas Oliveira, sempre atrás da Lary.

Agora, depois de tantos anos juntos, depois de tantas informações, aulas, exercícios, espero que sejam capazes de se tornar multiplicadores de tudo o que aprenderam e que tenham consciência que nossa intenção sempre foi formar sujeitos autônomos, capazes perceber sua capacidade de escolher e realizar seu próprio projeto de vida.

Tenho certeza de que levarão da EMAK, mais do que provas e trabalhos, levarão princípios morais, éticos e valores humanos.

Sempre tive comigo a idéia de que o papel do professor é muito mais do que levar conhecimento puro e concreto a cada um de vocês. Dentro desse contexto, cabe-nos apresentar caminhos, dentre os quais surgirão escolhas que perdurarão por toda uma vida. São essas mesmas escolhas que farão de vocês adultos conscientes do seu potencial.

Todos nós aqui presentes ou os que investiram de alguma forma para que esse momento acontecesse, estão agora convencidos de que tudo valeu a pena, cada momento, cada expectativa, cada emoção vivida ao longo desses anos.

Que vocês fiquem focados, que sejam jovens capazes de mudar o mundo, que adotem atitudes de respeito pelas diferenças entre as pessoas, que repudiem as injustiças e discriminações, sempre com diálogo, agindo com tolerância e, claro consciente dos direitos do outro.

Aja de tal forma que sua máxima possa se tornar uma lei universal, com essa frase de Kant, que baseou toda nossa convivência, me despeço de vocês, com a certeza de que serão empreendedores, ousados, determinados e questionadores. Mas também éticos, bons, justos, afetuosos, tolerantes, e os melhores naquilo que escolherem seguir.

Aquele abraço!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário