terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Filosofia

Confira algumas atividades desenvolvidas em 2011


No tempo dos Antigos Gregos...

“Quem, de três milênios, não é capaz de se dar conta,

vive na ignorância, na sombra, à mercê dos dias, do tempo”.

(Johann Goethe)

Com objetivo de finalizar o conteúdo de “Introdução a História da Filosofia”, proposto para o 1º bimestre do 6º ano, realizamos em abril de 2011, o projeto intitulado “No tempo dos Antigos Gregos...”

Os alunos receberam a missão de produzir um jornal fictício, datado, aproximadamente, do século VI AC (época na qual os primeiros filósofos surgiram). Organizados em grupos, pesquisaram desde os costumes, as religião e culinária, até a política e as ciências da Grécia Antiga, a fim de obter informações para elaboração do jornal.

Em sala, os grupos confeccionaram os jornais, demonstrando a aprendizagem construída ao longo do bimestre e concluindo com êxito o conteúdo.

Com esse projeto nossos alunos puderam mergulhar na cultura e na História grega, e compreender os processos históricos e culturais que levaram esta sociedade ao enorme desenvolvimento científico, que lhe permitiu ser considerada “mãe” da cultura Ocidental.


A Arte do Debate

As aulas de Filosofia têm por finalidade promover o senso crítico em nossos alunos, levando-os a construir opiniões sólidas, com base na reflexão, bem como defendê-las através de argumentos coerentes.

Desta forma, os debates realizados em sala de aula são, não apenas uma oportunidade de exercitar essa competência imprescindível, mas também, permitem tornar significativo aos alunos os assuntos trabalhados em aula, ao introduzi-los na vida cotidiana.

No ano de 2011, realizamos diversos debates nas aulas de filosofia. O 9º ano, cujo conteúdo trabalhado no 1º semestre é a Política, participou , no dia 2 de março de 2011, de um debate sobre a legalidade dos governos ditatoriais, contrapondo os pontos de vista negativos e positivos sobre o tema.

Aproveitando o ensejo da queda do ditador Hosni Mubarak, no Egito, que despertou a curiosidade dos alunos, durante a leitura do jornal em sala se aula, a turma foram dividida em dois grupos que deveriam defender e contestar democracia e ditadura. O debate transcorreu de forma surpreendente, evidenciando a capacidade de organização e construção de argumentos de nossos alunos.

Já o 8º ano participou de um debate sobre a natureza humana, a liberdade e o determinismo. Os alunos forma divididos em dois grupos, que deveriam defender ou criticar as definições de bem e mal proposta por dois filósofos diferentes.

Um dos grupos defendeu o ponto e vista do filosofo Jean Jacques Rousseau, que considera o ser humano como essencialmente bom, mas cuja sociedade pode direcionar para o mal. O outro grupo optou por defender a teoria do filosofo Thomas Hobbes, que acredita que o ser humano só se torna bom por meio da convivência social.

Entre reflexões e opiniões entusiasmadas, os alunos puderam repensar suas próprias ações, compreendendo o modo como a escolha entre boas e más atitudes influenciam, não só na individualidade, mas na vida de toda a sociedade.



Liberdade

No dia 13 de maio de 2011, aproveitando o ensejo do dia da Abolição, os alunos do 8º ano realizaram uma exposição sobre a “Liberdade”. Os painéis, que ficaram uma semana expostos na escola, trouxeram o resultado de um bimestre de estudo sobre o tema.

Os alunos discutiram, ao longo do bimestre, sobre a liberdade em suas diversas definições. Trabalhamos com temas como liberdade religiosa, liberdade de pensamento, a seguridade social, e a própria questão Histórica da escravidão negra no Brasil.



“Cante com Kant”

Para finalizar o 3º bimestre, os alunos do 7º e 8º ano, cujos conteúdos bimestrais se encerram com o estudo da teoria e da biografia de alguns filósofos, participaram de um “concurso e paródias”. O objetivo do projeto foi compreender, de forma lúdica, a vida, as obras e a importância de pensadores como Immaneul Kant, Sartre, Aristóteles, Gilles Delluze, entre outros, para a formação do pensamento científico moderno.

O resultado foi uma apresentação divertida, mas cheia de conteúdo.

Abaixo, alguns trechos do “evento” apelidado pelos alunos do 8º ano de “Cante com Kant”

“Lá na França estava quieto no seu canto,

Era o Gilles Delluze, estava filosofando.

A filosofia que eu sei que você gosta,

Publicou sobre o Kant e também sobre Spinoza.”

(Tainá, Bárbara, Túlio, Victor -7º Ano – Versão de música do Exaltassamba)


“Um tanto quanto filósofo,

E com “F” maiúsculo,

Vejam só meus conceitos que com amor eu criei.

Eu nasci na Alemanha,

Minha vida não tem nada

E extraordinário,

E bem pode dizer-se”

(Beatriz, Camila, Fernanda, Marina -8º ano. Versão de música dos Mamonas Assassinas)

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