quinta-feira, 3 de maio de 2012

Produção escrita


Conheça alguns textos elaborados,por nossos alunos, nas aulas de Língua Portuguesa


Aluno Nota 10

Como se tornar 1° da classe sem deixar de ter tempo para se divertir

Sempre achamos que para ser o primeiro da classe, o mais estudioso e inteligente, não podemos fazer nada além de estudar. Mas isso não é verdade, pois você pode ser o mais inteligente e ter um tempo para você. Saiba como...
É simples, para começar:
- tenha horário para tudo: horário para estudar, para assistir tv, para mexer no computador;
- sempre tente reservar uma ou duas horas, por dia, para estudar;
- lembre-se que a aula não é lugar para conversar e sim para estudar;
- preste atenção no que a professora diz, vai ser muito mais fácil entender.
Fazendo tudo isso, você pode ser o 1° da classe e o 1° a aceitar um convite para sair.
Miriã Edmara, 8°ano



O professor e o aluno


Há quem diga que os costumes mudaram com o tempo, que as pessoas mudaram com o tempo. Há quem diga que a relação entre alunos e professores mudou também, que a educação das pessoas é outra agora. Há quem diga que o aluno não deve nada dizer ao professor. Eu digo que o aluno deve sim dirigir palavras ao professor, e acima de tudo o respeitar. Eu acho que tudo pode, porém tudo que exija respeito.
A sociedade muda com o passar dos anos, assim como os costumes. Muitas coisas são esquecidas, mas o que a sociedade ultimamente mais se esquece de utilizar é o respeito.
O respeito é a base de qualquer relação, seja entre pais e filhos, alunos e professores, amigos e amigos. Sem o respeito não há nada, sem o respeito as pessoas deixam de lado também a educação.
E existem princípios que não devem ser esquecidos, afinal não vivemos sozinhos.
Devemos muito respeito e dignidade a um professor, seja ele de qualquer matéria. Professor educa a sociedade, a sociedade constrói o mundo! Portanto, cabe a nós medir os nossos atos, e ver como queremos o nosso mundo. Encerro com uma frase de Kant "Haja de tal forma que a sua máxima possa se tornar uma lei universal."


Beatriz Fraga- 9°ano



Como escrever bem

Critérios para a produção de um texto adequado


Procure escrevê-lo de acordo com o tipo do texto a ser produzido. Se for um texto dissertativo, escreva utilizando argumentos. Se for narrativo, o leitor deve receber as informações de maneira que siga o ritmo que o autor gostaria que ele tivesse.
Quando for reescrever um texto, não copie trechos do texto-base, a não ser aqueles muito importantes para servir de reforço aos seus argumentos.
 Evite o emprego de expressões muito usadas ou conceitos vagos, pois eles tendem a prejudicar suas argumentações.
Pense que sua argumentação só é óbvia para você, portanto, pense nos conhecimentos dele e use argumentos que o leitor perceba aonde quer chegar.
Depois do texto terminado, releia-o para arrumar os possíveis erros.
Tente não “enfeitar” demais o texto, pois pode distrair o leitor do foco principal.
A produção de um texto é um espaço que permite ao autor mostrar o que pensa. Isso significa que escrever bem é saber onde, porque e como dizer, mas antes de tudo, para quem dizer.

Ana Carolina- 9°ano


Nenhum comentário:

Postar um comentário